sábado, 23 de maio de 2015

Os Sete Selos

Os sete selos descrevem movimentos que caracterizarão a era ou dispensação inteira, desde a ascensão até o regresso glorioso de Cristo. 

São visões de paz e de guerra, de fome e de morte, de perseguição à igreja e do juízo de Deus sobre os seus inimigos. À medida que os selos são abertos no céu, efeitos tremendos acontecem na terra. O céu comanda a terra. Jesus abre os selos. Está encarregado de todo o programa. A história está em suas mãos. Nos primeiros quatro selos vemos a ira de Deus misturada com graça. Mas a partir do sexto selo, há o derramamento da ira sem mistura de Deus. É o dia do juízo.

1º Selo = E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer;É Cristo em sua encarnação, coroado para vencer neste mundo firmando a nova aliança;

2º selo = E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada;É Cristo em sua pregação pondo as famílias em dissensão por sua causa. Como diz o evangelho: "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra, e assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim".

3º selo = E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.  E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.  É Cristo alimentando os famintos não com a comida que perece, mas com a que permanece para sempre. É o cumprimento de Amós 8.11: "Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR". É o ensino do Senhor quando expulsa Satanás citando Deuteronômio 8.3: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".

4º selo = E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.É Cristo, o que vive e foi morto, mas eis aqui está vivo para todo o sempre. Amém. E tem as chaves da morte e do inferno. Por intermédio de seu evangelho ele salva três quartos dos habitantes do mundo (em todas as gerações?), e deixa a quarta parte morta.

5º selo = ...vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.É Cristo que foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (1ª Co 1.30). Ele é o altar, a veste e o descanso dos santos martirizados em meio à Grande Tribulação que se iniciou no Calvário e terminará no Armagedom...

6º selo = olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;  E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.  E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?  É Cristo desde o momento que bradou na cruz até o instante em que ressurgiu dos mortos. Há uma criação poética no texto demonstrando cenas de conversão dos pecadores. 

SEI QUE NESTE PONTO NÃO ESTOU SEGUINDO A INTERPRETAÇÃO MAIS CORRENTE, MESMO POR QUE ENTENDO QUE O APOCALIPSE É UMA REVELAÇÃO SOBRE A PESSOA DE CRISTO, NÃO SOBRE A CRONOLOGIA DA HISTÓRIA MUNDIAL. ELE DEVE SER ENXERGADO EM CADA SÍMBOLO AQUI UTILIZADO, SEJA NUMÉRICO, SEJA ALGÉBRICO, SEJA PARABÓLICO, ETC. É DELE QUE FALA CADA SELO, É DELE QUE FALA CADA TROMBETA, É DELE QUE FALA CADA SELO. NADA QUE TENHA SIDO REVELADO AQUI CONTRADIRÁ O EVANGELHO QUE O TROUXE A NÓS. FOI POR SEU EVANGELHO QUE ELE MORREU E SUAS TESTEMUNHAS FORRAM MARTIRIZADAS. 

É O EVANGELHO ETERNO, A PALAVRA DE DEUS IMUTÁVEL. SE EM SUA EPIFANIA ELE TROUXE REDENÇÃO AOS PECADORES, SUA PARUSIA NÃO TRARÁ DESTRUIÇÃO. SE VEIO PARA SER O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO, NÃO SERÁ O CORDEIRO QUE TRAZ DE VOLTA ESTE PECADO, VINGANDO-SE VIOLENTAMENTE DAQUELES POR QUEM MORREU. A CHAVE DESTE LIVRO É O EVANGELHO DA CRUZ, E DEVEMOS REJEITAR QUALQUER TEOLOGIA QUE TORNE CRISTO UM VINGADOR RESSENTIDO, QUE DESPREGA NA ULTIMA GERAÇÃO TUDO OQUE PREGOU NA PRIMEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame as Pessoas

Ame as Pessoas
Siga em frente

Postagens populares