quinta-feira, 4 de junho de 2015

3. O Juízo de Jaspe - O Sangue de Cristo

Para a plena compreensão deste Juízo leia os artigos de Introdução ao Juízo de Jaspe  e Juízo de Jaspe - O Significado do Sangue


Temos visto que a Pedra de Jaspe mencionada na bíblia é possivelmente de cor vermelha. Estava presente no Peitoral do Juízo e era uma das coberturas do querubim ungido de Ezequiel 28. Concluímos, acertadamente, que o jaspe representa o Sangue de Cristo e que o céu foi lavado por inteiro com o sangue de Cristo, inclusive o Trono de Deus. Quando João descreve "aquele que estava assentado semelhante a pedra de Jaspe", pode ser interpretado como "Jesus ensanguentou a Deus em seu Trono". 

Tome nota: Cristo disse aos sacerdotes de Jerusalém que eles veriam "o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus (Marcos 14:62)", e com esta imagem os apóstolos pregaram o Evangelho no Mundo Antigo:


  1. Marcos 16:19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 
  2. Lucas 22:69 Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus. 
  3. Atos 7:56 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deusdisse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. 
  4. Efésios 1:20 Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, 
  5. Hebreus 1:3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; 
  6. Hebreus 10:12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 
  7. Hebreus 12:2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 
  8. 1 Pedro 3:22 O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências. 
Conseguiu visualizar a cena de Jesus assentado ao lado de Deus. Mas note: Jesus é o Cordeiro ensanguentado de Deus. Quando se assenta à mão direita de Deus, na destra do trono, do poder, da majestade, nos céus e nas alturas, isto acontece como diz Apocalipse 5:6: 

"E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra". 


Onde está o Cordeiro? No meio do trono! Não está à destra! Reveja a cena: Jesus está sangrando sobre o trono de Deus. Ninguém o viu ali durante o capítulo quatro. João chorava muito por não ver Jesus no céu, até que ele aparece em 5.6, não em forma humana, mas como um cordeiro sacrificado, derramando seu sangue em Deus. 

Acompanhou a cena?

Agora, impressione-se mais ainda: Cristo diz:

Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21

Deveríamos ver, no mínimo, dois tronos no céu, um ao lado do outro. Mas João viu um Trono, o Pai assentado sobre ele e Cristo no meio, ou seja, Deus abraçando seu filho que sangra até a morte, como foi revelado em Cânticos 2:6 "A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace". 

Agora, Deus pode abraçar seu Filho morto e Governar o Universo de seu Trono Onipotente até o Juízo Final, ou antecipar seu Juízo.

Em que consiste o Juízo? Estabelecer a justiça! 
Quem será julgado? A humanidade e todos os seres criados.
Quem será o primeiro a ser julgado? Cristo!
Mas Cristo está morto e aprisionado no Hades até o Juízo Final.
Deus antecipa o Julgamento de Jesus. Ressuscita-o dos mortos e julga suas obras. Cristo é achado imaculado, inocente, puro, fiel, verdadeiro e digno de assentar-se no trono de Deus, assumindo o sacerdócio eterno e a autoridade para julgar o restante da criação, perdoando ou condenando a quem quiser. De agora em diante, Cristo estabelecerá seu tribunal, e julgará os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, como revela Paulo em 2º Timóteo 4.1. Os que vencerem no Tribunal de Cristo se assentarão no trono de sangue do Pai e do Filho.

O Primeiro de todos os julgamentos de Cristo será o Juízo de Jaspe. Em que consiste este julgamento?

No próximo artigo você saberá.

Deus seja com teu espírito.


























Um comentário:

Ame as Pessoas

Ame as Pessoas
Siga em frente

Postagens populares