sexta-feira, 5 de junho de 2015

4. O Juízo de Jaspe e o Grande Trono Branco

Jesus julgará nossas obras antes de entrarmos no Paraíso. Serão doze julgamentos. Eles estão revelados em Apocalípse 21.19-20.
E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.

O primeiro será o Juízo de Jaspe. Como foi dito nos artigos anteriores, trata-se de um julgamento de sangue. O Jaspe representa o sangue de Cristo e está revelado que os salvos, antes de entrarem na eternidade, devem ser purificados de seus pecados. No presente cremos que o sacrifício de Jesus na cruz foi vicário, expiatório e propiciatório. Isto significa que Jesus substituiu os pecadores diante de Deus. Necessariamente cada um de nós deveria comparecer pessoalmente ante a face do Eterno e prestar contas de nossas vidas e obras. Esta prestação seria fulminante. As imagens do Criador assentado em seu Grande Trono Branco são aterradoras. Leia Apocalipse 20:11
E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 

O texto é impressionante. Deus varreu todo o cenário do Universo com sua presença e desnudou todos os seres humanos. Não há nada entre ele e suas criaturas. Não há demônios ou qualquer outra coisa. Ele está em uma galeria da eternidade onde não há chão, teto, céu, terra, paraíso, inferno, morte ou vida. Deus e os homens. Todos, de todas as gerações, de todos os povos, com todas as obras escritas nos corações de cada um, com seus pecados imperdoáveis. 

E o texto continua: 

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obrasApocalipse 20:12 

Como se interpreta isto? 

  1. Que este é um julgamento de mortos, não de vivos;
  2. As pessoas importantes e insignificantes estão ali;
  3. Deus os olha diretamente, sem álibis ou mediadores;
  4. Os livros são as testemunhas do Juízo Final;
  5. O Livro da Vida é Cristo presente;
  6. Os mortos serão confrontados com as testemunhas.
Em resumo, o pecador está só diante de seu juiz e não há ninguém que possa fazer escapar uma alma de sua justa condenação. Mas a revelação continua: 

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:13-15

Sem o sacrifício vicário de Jesus o pecador se defronta diretamente com Deus, o Juiz do Grande Trono Branco. Não há para onde fugir, antes, será condenado ao lago de fogo. Uma vez que não possui quem o substitua no ato do julgamento, o pecador deverá confessar um a um seus atos, palavras, pensamentos e omissões. Tudo será esclarecido e a condenação justa está anunciada. Somente Cristo poderá mediar entre o Juiz e o condenado, mas isto acontece no Tribunal de Cristo, no Trono de Sangue, no Juízo de Jaspe - não aqui, no Grande Trono Branco. É o Fim das esperanças?

O Evangelho anuncia Cristo, o substituto dos condenados. Quem o confessa diante dos homens é confessado dante de Deus. Mas como confessarão se não ouviram falar dele? Aqui surgirão as testemunhas, aqueles que confessaram a fé em Jesus, não com palavras somente, mas em intenções, pensamentos e atitudes. Paulo revela aos romanos que "os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho" (Romanos 2:13-16). 

Irá Cristo salvar alguém no Juízo Final? Está escrito em I Pedro 4.17-18 que "já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?"Concluímos, então, que se alguém não passar pelo Tribunal de Cristo onde o Sangue de Jesus justifica e purifica as obras humanas, chegará ao Grande Trono Branco apenas com sua consciência, sem mediador ou testemunho de salvação. Sem substituto e condenado à eternidade sem Deus.  

Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 
Lucas 13:27 E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame as Pessoas

Ame as Pessoas
Siga em frente

Postagens populares